terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SAO MALAQUIAS E O "PETRUS ROMANUS"


Com a renuncia de Bento XVI não falta aqueles que recordarão a famosa profecia de São Malaquias aonde diz que o Papa 112 se enfrentará o Anticristo e será conhecido como “Petrus Romanus” .
Benedito XVI foi o papa 111, com a renuncia surge uma interrogante sobre o seu sucessor e que de acordo a São Malaquias seria o ultimo pontífice da igreja católica, prévio ao fim do mundo que também enfrentará o anticristo.
 San Malaquias fez uma peregrinação a Roma durante o final do ano 1139 e no começo de 1140, ali teve visões acerca do ultimo Pontífice descrito na sua lista como “Pedro o Romano”.
Dita situação tem sido também advertida pelo teólogo Chileno Hugo Zepeda.
Historia da profecia:
O historiador Beneditino Arnold Wion foi o primeiro a mencionar estas profecias em seu livro Lignum Vitae, publicado em 1559.
O libro das profecias de São Malaquias foi publicado originalmente em 1969 por Colin Smythe, na Inglaterra com o titulo “ Profecias de São Malaquias e são columbkille.”
Tan Books publicou nos Estados Unidos em 1973 com o titulo “ Profecias de São Malaquias” e seu autor é Peter Bander.

A profecia:

No listado de 112 Papas, o últimos cincos são descrito por seus nomes em latim ao identificar como: Flos Florum, De Medietate Lunae, De Labore Solis, Gloria Olivae y Petrus Romanus.

Sobre esse ultimo a profecia faz sinal:
“In psecutione extrema S.R.E sedebit. ( S.R.E. = Sacra Romana Ecclesia) Petrus Romanus, qui pascet oues in multis tribulationibus: quibus transactis ciuitas septicollis direuetur, & Judex tremedus iudicabit populum suum. Finis”
Em português seria: “Durante a perseguição final da santa igreja de Roma reinará Pedro o Romano, quem alimentará seu rebanho entre muitas tribulações; pelo qual a cidade das setes colinas(Roma) será destruída e o juiz terrível julgará o povo. Fim”
Cabe sinalizar que para alguns teólogos a profecia de São Malaquias  faz  alusão do fim da  igreja  católica  e  não  o  fim  do  mundo.

Os cincos papas:

Papa Paulo VI ( Flos Florum- Flor de Flores)
Giovanni Battista Montini foi pontífice desde 1963 até 1978. Em seu escudo de arma aparecem três “fleurs de lis” flores de lis. Concluiu com êxito  o Concilio Vaticano II, fez reformas rigorosas na Cúria Romana e viajou por todos os continentes da terra e foi chamado “o Papa Pelegrino”.
Em 1965 foi  muito bem recebido e aceitado durante seu discurso nas Nações Unida. Autor das encíclicas opulorum progressio (19679). Morreu em  06 de Agosto de 1978 festas das transfiguração.

Papa Joao Paulo I ( De medietate Lunae -  De meia Lua)
Abino Luciani foi pontífice por 33 dias. Nasceu em 17 de Outubro de 1912 em Forno di Canale, agora chamado Canale de Agordo, foi batizado no mesmo dia pela sua nodriza por temor de que podia morrer, posteriormente foi batizado por um sacerdote. Depois de uma vida dedicada a igreja de Roma como sacerdote foi elegido pontífice durante o segundo dia de conclave em Agosto 26 de 1978. Morreu de um ataque cardíaco em 28 de Setembro de 1978, trinta e três dias  depois  do  começo do seu papado.
“De la meia lua” e uma descrição muito acertada com relação a seu começo, e depois ao seu curto pontificado  ainda seu nome Abino Luciani significa “luz branca” se menciona que os eventos mas importante de sua vida ocorrerão a datas de meia lua.

Papa Joao Paulo II ( De Labore Solis – Do trabalho do Sol) pontífice de 1978 até 2005. Em sua descrição em latim a juízo de expertos encaixa perfeitamente ao surgir como uma luz especial para a igreja católica. O segundo significado de “de labore solis” e o de uma eclipse solar no qual o Sol tem que trabalhar para dar luz. Talvez o fato de que Joao Paulo II foi um papa muito mariano que teve uma devoção muito especial a Maria, segundo eles a mulher vestida com o Sol que aparece no apocalipse, sugere  como se o Sol (nosso senhor ) é opacado temporalmente pela lua (a virgem Maria).
Para outros, Joao Paulo II considera que a frase “ Do trabalho do Sol” se refere ao seu incansável labor ao redor do mundo, outros ainda afirma que isto se deve principalmente a que Karol Wojtila nasceu em um dia de eclipse e morreu também em outro dia de eclipse.

Papa Benedito XVI ( De Gloria Olivae – Da gloria do Olivo)
Escolheu esse nome honrando a São Benedito , autor  das estritas regras da comunidade dos Beneditinos. Seu lema é “Co – trabalhador da verdade”. se afirma que esta predição se deve a que Benedito pertence a ordem beneditina, quem recebe o apelativo de “ olivetanos” assim também se diz  que Benedito, nasceu num Sábado de Gloria o ultimo sábado antes da semana santa pelo qual se realiza a quaresma, que se inicia no Domingo de Ramos (de olivo).

Segundo a predição de São Malaquias, Gloria olivae dará passo a Petrus Romanus, que adotará o nome do  primeiro Bispo de Roma e sucessor direto de Jesus Cristo.
Cabe lembrar que dentro dos “papables” existem dois candidatos cujos  nomes  próprios são Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário